Nesse concílio também serão eleitos o novo pastor presidente da IECLB e os pastores vice-presidentes, além do presidente e do vice-presidente do próprio concílio.
A abertura aconteceteu às 20h, com culto. A prédica foi proferida pelo pastor presidente Walter Altmann, baseada em I Tess. 5.16-18: Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo, daí graças, porque essa é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. O Pastor Altmann começou perguntando: Dar graças em tudo? Ele afirmou que em tudo temos sempre motivos para nos alegrar, ainda quando passamos por momentos difíceis e somso tentados a abandonar a fé. Em Deus podemos confiar sempre e, nele podemos ter, uma alegria muito maior do que as alegrias momentâneas que podemos ter.
Na programação do Concílio, aconteceu na parte da tarde do dia 21 o lançamento do Tema do Ano da IECLB para o ano de 2011: Paz na Criação na Criação de Deus – Esperança e Compromisso. O lema do Ano será: Glória a Deus e paz na Terra (Lucas 2.14). Lembrando que as Paróquias, Comunidades e Setores de Trabalho poderão solicitar junto a Secretaria Geral a arte do Tema do ano para agendas e planos de Cultos.
Na parte da noite do dia 21 aconteceu o Culto Ecumênico, onde a Liturgia foi co-celebrada por vários pastores das Igrejas irmãs e a pregação esteve a cargo do Moderador da Igreja Presbiteriana Unida, Enoc Teixeira. A prédica foi baseada no texto de Efésios 2.8-10. O Moderador da Igreja Presbiteriano afirmou: Não somos salvos porque somos bons. Mas somos salvos para sermos bons.
A confissão de fé proferida por todos e todas os/as Conciliares e irmãos e irmãs diz: Nós não estamos sós; vivemos no mundo de Deus. Cremos em Deus, que criou o mundo e nele atua; que, encarnado em Jesus, veio para reconciliar-nos e renovar-nos. Confiamos em Deus, que nos chama a ser Igreja; amar e servir ao próximo, a buscar a justiça e a resistir ao mal; a pregar a Jesus Cristo, o crucificado e ressuscitado, nosso juiz e nossa esperança. Cremos na vida, na morte e na vida após a morte. Deus está conosco. Não estamos sós. Graças a Deus. (Credo do Conselho Ecumênico das Igrejas, 1983).
![]() |
Plenária do XXVII Concílio |
![]() |
Mesa Diretora do XXVII Concílio |
![]() |
Aspecto do Culto Ecumênico celebrado na noite do dia 21 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário