sexta-feira, 10 de maio de 2013

eucaristias üper panton antrôpon


A comunidade de Éfeso provavelmente tinha sido fundada por Apolo. Tratava-se de uma pequena comunidade. Paulo passara por lá e agora pedia que Timóteo continuasse a edificação da comunidade (At 19). Paulo estava na batalha contra uma tal onda de gnosticismo, que se espalhava na comunidade de Éfeso: o Deus bíblico da criação do mundo, dizia a onda, é uma espécie de deus de segunda categoria, pois a partir da realidade espiritual perfeita inventou  a criação de um mundo material, cópia mal feita daquele mundo espiritual perfeito. Adão, Eva e tudo mais foram uma deturpação da perfeição. A sociedade descambou para o lado da imperfeição e nunca mais teve jeito. Jeito mesmo, para os gnósticos, era chegar ao pleno conhecimento, seguindo o deus da verdade que está no nível espiritual, alcançável só para alguns através do exercício gnóstico de abstração do material, do físico, do corporal. Casamento nem pensar, fazer filho muito menos.  Os gnósticos diziam que isso são coisas que dão valor ao corpo, ao carnal, às cópias imperfeitas daquilo que é a pura perfeição no alto nível espiritual. Criar filhos significa dar continuidade à transformação da perfeição espiritual na imperfeição corporal iniciada por esse Deus bíblico de segunda categoria. Por causa disso o apóstolo Paulo virou uma arara e escreveu a 1 Carta a Timóteo. Aí ele passou as regras do que significa dizer EU VIVO COMUNIDADE. Em 1Tm 3.15 ele diz: "Esta carta vai lhe dizer como devemos agir na família de Deus, que é igreja do Deus vivo, a qual é a coluna e o alicerce da verdade." No capítulo 4, versículo 3 ele rasga o verbo: "Essas pessoas ensinam que é errado casar e que é errado comer certos alimentos. Mas Deus criou esses alimentos para que aqueles que creem e conhecem a verdade os comam depois de terem feito uma oração de agradecimento".

Mas o grande missionário estrategista Paulo manda ver mesmo é no início do capítulo 2, onde nossas Bíblias em português, em sua maioria, estão mal traduzidas dizendo "peço em primeiro lugar que sejam feitas orações". O texto original diz "peço que em primeiro lugar sejam feitas orações". As orações devem ser feitas como pedidos, intercessões e ações de graça. EUCARISTIAS ÜPER PANTON ATRÔPON (ações de graça em favor de todo ser humano). A intercessão não é pelos irmãos queridinhos. A intercessão é pelo imperador e todos os que governam sob suas ordens, querendo acabar com os cristãos. A intercessão é pelos gnósticos que não conhecem o Deus que "se tornou um ser humano e foi aprovado pelo espírito de Deus" (1Tm 2.16) e não sabem que "existe um só Deus e uma só pessoa que une Deus com os seres humanos - o ser humano Cristo Jesus" (1Tm 2.5).

Traduzindo para os dias de hoje: as comunidades cristãs que gastam suas energias consigo mesmas não são missionárias e deveriam pagar aluguel pelo que usam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário