domingo, 1 de setembro de 2013
Cumunicação Cristã
Apesar de a gente se atrapalhar com ela quase costumeiramente, a palavra é o meio mais evidente na comunicação entre as pessoas. Segundo a mensagem de Lucas 14. 7-14 e Hebreus 13.1-8, 15-16 (leituras bíblicas previstas para 1º de setembro de 2013), as comunidades cristãs têm, porém, uma espécie de linguagem corporal comum. Não ocupar lugares de destaque por iniciativa própria e não realizar promoções focadas em resultados favoráveis a si mesmo são balizas nessa linguagem. No trecho referido do livro de Hebreus encontramos uma espécie de dez mandamentos dessa linguagem corporal. Quem escreveu isto estava se dirigindo a uma geração já distanciada dos primeiros fatos fundantes da fé cristã. A glória prometida por Jesus precisava passar por uma releitura, pois gerações estavam passando e não estavam vendo "esse Jesus que foi levado para o céu voltar do mesmo modo como o viram subir" (Atos 1.11). Eis os dez mandamentos da corporeidade comunitária, segundo Hebreus 13.1-8,15-16:
1) Consanguinidade: a comunidade cristã tem laços de sangue. Existe um DNA a comprometer seus membros.
2) Hospitalidade: Isto não se refere ao ato ingênuo de abrir a porta para emissários de bandidos que vêm para mapear o próximo assalto, mas se refere a uma identidade competente que permite entrar quem está fora.
3) Empatia: Esta é a principal marca que distingue a comunidade cristã de uma espécie de movimento de imbecilização da sociedade. É a constante lute contra esse "movimento" que consiste em criar a capacidade de ver o sofrimento alheio sem sentir calafrios e em provocar comentários como "graças a Deus que estou em situação melhor".
4)Intimidade: faz parte da marca corporal da comunidade cristã a criação de núcleos que dentro dela criam uma espécie de intimidade irrestrita. É o que chamamos de casamentos.
5)Centralidade: (em construção)
6)Referência: (em construção)
7)Seguimento: (em construção)
8)Fé: (em construção)
9) Louvor: (em construção)
10)Altruísmo: (em construção)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário