sexta-feira, 29 de novembro de 2013

A Coroa do Advento

Imagem da internet
A Coroa do Advento pode ser confeccionada e exposta com as velas sobre a mesa nas residências ou ao lado do altar, nas Igrejas. Existe também a tradição de pendurar uma coroa (guirlanda) na porta da casa. Neste caso, as velas são substituídas por fitas vermelhas.

Existem diversas maneiras de interpretar o sentido e o significado da Coroa de Advento e seus elementos. Desde a sua origem ela possui um forte apelo de compromisso social, de promoção das pessoas pobres e marginalizadas. Trata-se de acolher e cuidar da vida onde quer que ela esteja ameaçada. Desta forma a Coroa de Advento lembra a natureza que se renova e a luz que vence as trevas. Ela lembra Cristo, a verdadeira luz, que vem para vencer as trevas do mal e da morte. Em resumo, a Coroa de Advento lembra a vida que brota da verdadeira Vida.

1º Símbolo: o Círculo
Imagem da internet
A primeira simbologia a ser observada no uso da Coroa de Advento é a sua forma de círculo. Como no caso das alianças no matrimônio, o círculo simboliza a eternidade, a unidade, o tempo que não tem início nem fim, o tempo de Cristo, que é o Senhor do Tempo e da História. O círculo também lembra o sol que permanece no seu ciclo anual, em sua plenitude sem jamais se esgotar, gerando a vida. Para os cristãos este sol é símbolo de Cristo. Lembramos ainda que, desde a Antiguidade, a coroa é símbolo de vitória e do prêmio pela vitória. É o caso da coroa de louros, a coroa de ramos de oliveira, com a qual são coroados os atletas vitoriosos nos jogos olímpicos.

2º Símbolo: os ramos verdes
Imagem da internet
É costume usar ramos de pinheiro e de cipreste para enfeitar o círculo. São plantas com origem nos países nórdicos que têm inverno rigoroso no tempo de Natal. Os ramos verdes da Coroa de Advento são de plantas que não perdem as folhas naquele inverno. É, pois, sinal de persistência, de esperança, de imortalidade, de vitória sobre a morte. Para nós no Brasil este elemento é um tanto artificial, pois celebramos o Natal no início do verão, uma época na qual não vivenciamos essa mudança, essa renovação da natureza. Por isso existem algumas experiências que substituem o verde por outros elementos ornamentais do círculo: frutos da terra, sementes, flores, raízes, nozes, espigas de trigo.

3º Símbolo: laços de fitas vermelhas
Imagem da internet
Os ramos verdes ou outros elementos da natureza que caracterizam a resistência e a persistência em climas tropicais são ornados com laços de fitas vermelhas ou rosas. A cor vermelha simboliza a paixão e a cor rosa a alegria pelo amor de Jesus Cristo que se tornou gente com a gente. Simbolizam, pois, que Cristo teve a vitória sobre a morte através da sua entrega por amor.
Nas guirlandas penduradas nas portas das casas, os laços ocupam o lugar das velas. Devem ser dispostos de tal forma na Coroa que possam lembrar os pontos cardeais, a cruz de Cristo, que irradia a luz da salvação ao mundo inteiro.

4º Símbolo: quatro velas
As quatro velas indicam as quatro semanas do Tempo de Advento. Mas elas também são relacionadas com outros sentidos. Elas podem lembrar as quatro fases da História da Salvação, que preparam a vinda do Salvador:
1) O tempo da criação, de Adão e Eva. O velho ser humano dará lugar ao novo ser (1Co 15.20-21). Esta é a vela do perdão.
2) O tempo dos patriarcas, de Abraão, Isaque e Jacó. Eles creram na promessa da Terra Prometida. Esta é a vela da .
3) O tempo dos reis, especialmente do grande rei Davi e seus descendentes, que passaram para a História a imagem de bons tempos. É a vela da alegria.
4) O tempo dos profetas, que ensinaram e anunciaram a justiça e a paz. É a vela do ensinamento.

Além disso, as quatro velas podem lembrar os quatro pontos cardeais. “Muitos virão do Leste e do Oeste, do Norte e do Sul e vão sentar-se à mesa do Reino de Deus” (Lc 13. 29). Elas podem também lembrar a Cruz de Cristo. Podem lembrar o Sol da salvação, que ilumina o mundo envolto em trevas.

O ato de acender gradativamente as velas significa a progressiva aproximação do nascimento de Jesus, a progressiva vitória da luz sobre as trevas.

É bastante comum o uso de velas vermelhas. Assim elas ocupam o lugar simbólico dos laços de fita. Em vez disso, a primeira vela pode ser verde, indicando que chegou o Advento, um tempo de esperança. A segunda vela pode ser de cor roxa, indicando o arrependimento, como uma forma de preparação pessoal para receber Cristo. A terceira vela pode ser de cor rosa, indicando a alegria da espera por Cristo. E a quarta vela pode ser branca, indicando a chegada da Festa de Cristo, o Natal.
Outras tradições dizem que a primeira vela é do profeta; a segunda de Belém; a terceira é dos pastores; e a quarta dos anjos. 

Nesta perspectiva podemos ver nas quatro velas as vindas ou visitas de Deus na história, preparando sua visita ou vinda definitiva no seu Filho Encarnado, nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo

P. Ms.Leonídio Gaede
Bibliografia: BECKHÄUSER, Frei Alberto, Coroa de Advento – história, simbolismo e celebrações, Vozes, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário