O Evangelho que será lido em todos os cultos de Natal está em Lucas 2.1-20.Trata-se de um relato do nascimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo com muitos detalhes. E eles têm um significado teológico. Ali onde diz, por exemplo, que não havia lugar para José e Maria na hospedaria é usada, na Bíblia língua grega, a mesma palavra que está no capítulo 22, versículo 11 e designa a sala usada por Jesus para celebrar a última ceia com os discípulos. Em Belém - que significa "casa onde tem pão" - Jesus não teve lugar para nascer justamente naquele lugar onde ele repartiu o pão com os discípulos pela última vez.
Isaías 11. 1-3a tem os três dons do Espírito do Messias: 1) sabedoria e entendimento, 2) conselho e empoderamento, 3) temor e obediência a Deus. Um banquinho com três pernas serve para ilustrar esse espírito com três dons: 1ª perna) ter o dom e saber lidar com ele; 2ª perna) ter o dom e dar poder aos beneficiários do amor ao próximo; 3ª perna) ter o dom e reconhecê-lo como dádiva de Deus e agir como quem presta conta do que faz.
Você já viu um aluno inteligente que vai mal na escola? Você já viu alguém que é um baita de um artista só que bebe demais? Já viu um jogador de futebol que morreu pobre? A questão é o primeiro dom do espírito.
Você lembra que Jesus dizia a quem curava "a tua fé te curou"? Ele dava poder a quem ajudava, empoderava. Este é o segundo dom.
Você já viu alguém dizendo "é meu, comprei com meu dinheiro"? Está em jogo o terceiro dom.
Feliz Natal, com os três dons do Espírito do Messias!
Nenhum comentário:
Postar um comentário