sexta-feira, 6 de junho de 2014

Dia Paroquial da Igreja

08 de junho de 2014
ViDas
em comunhão


ViDas
em comunhão

A comunidade  - corpo de Cristo,  o vasto mundo e pequenos seres


Programação
No salão paroquial em Itati

09:00 - Culto Festivo - Grupo Ânima
10:30 - Palestra - Lauderson Holz
12:00 - Almoço (reservar com a diretoria)
13:30 - Oficina Meliponicultura
14:30 - Tarde cultural
15:30 -  Celebração Final

 A Festa de Pentecostes tem origem no mundo do Antigo Testamento. Era uma das três grandes festas (Dt 16). A primeira festa era a Festa do Carneiro. Nela as famílias levavam ao templo o primeiro carneiro nascido naquele ano. Segundo a fé cristã, Jesus se tornou o “cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Por isso essa festa se tornou a nossa Festa de Páscoa. A segunda grande festa a Festa dos Grãos. Nela as famílias levavam ao templo os primeiros feixes colhidos, especialmente de trigo e cevada. De certa forma  ela se liga com a nossa Festa da Colheita, que realizamos todos os anos. Lá no Antigo Testamento essa festa acontecia em sete semanas, ou seja, cinquenta dias depois da primeira. Os gregos que dominaram nos últimos 300 anos do Antigo Testamento lhe deram, por isso, o nome de pentecostes, que quer dizer simplesmente o dia nº 50. A terceira festa era a Festa das Tendas. Nela os agricultores levavam as primeiras frutas colhidas (uva, tâmara e figo) para o templo.

Segundo Atos dos Apóstolos 2, foi na segunda festa, a dos grãos, que aconteceu a primeira grande “colheita” da fé cristã: o número de pessoas que abraçaram a fé cristã aumentou extraordinariamente (At 2.41). Se a Festa de Pentecostes hoje não é muito celebrada entre nós, podemos perguntar: Não celebramos porque a obra missionária está fraca ou a obra missionária está fraca porque não celebramos?
 Em nossa Paróquia vamos celebrar o DIA DE PENTECOSTES do ano de 2014, realizando o
DIA PAROQUIAL DA IGREJA
 no dia 08 de junho,
na igreja e salão paroquial em Itati.

Estará conosco o engenheiro agrônomo e líder cristão
Lauderson Holz
 CAPA – Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor.

A Palestra chamará a nossa atenção para as vias e vidas em comunhão, que Deus colocou em sua Criação desde os pequenos seres presentes no solo e na natureza em geral até a colaboração dos corpos celestes com a nossa produção agrícola. Como exemplo trará o Calendário Biodinâmico e a meliponicultura (criação de pequenas abelhas nativas).


O Grupo Anima surgiu na Faculdades EST em agosto de 2007. Seu objetivo é promover o necessário contato entre a instituição de formação acadêmica e as comunidades.  Pode-se dizer também que a intenção é animar as comunidades através da música. É, por um lado, levar um sopro de alegria, de vida, de esperança, de ânimo, de inspiração; e, por outro, receber o mesmo sopro das comunidades para animar a comunidade acadêmica, colocá-la em movimento e inspirá-la no trabalho com a teologia, a música e a musicoterapia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário