quarta-feira, 15 de julho de 2009

Entidades apoiam resgate dos milhos crioulos

Uma comitiva dos Vales do Rio Pardo e do Taquari visitou a UNAIC - União das Associações Comunitárias do Interior de Canguçu e Região. O intuito foi conhecer as experiências desenvolvidas em torno do resgate dos milhos crioulos. O objetivo do CAPA - Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor, que organizou a viagem, foi fazer com que mais parceiros se engajem nessa proposta de resgate.
É também em Canguçu-RS, no sul do estado, que a UNAIC tem a sua Unidade de Beneficiamento de Sementes. Ela presta assessoria técnica a agricultores familiares e é reponsável pela comercialização das sementes, que podem ser de milho crioulo e varietal e de feijões.
Segundo o Engenheiro Agrônomo do CAPA, Lauderson Holz, a viagem foi importante, pois as lideranças dos Vales do Taquari e Rio Pardo puderam conhecer uma realidade completamente diferente. Tudo é diferente: o clima, o solo (fertilidade e tipo) e relevo. Outro aspecto é que a viagem reforça o que já vem sendo feito também na região dos dois Vales. Além disso, a viagem criou um relacionamento entre entidades representativas de agricultores familiares nas duas regiões do estado.
QUEM VIAJOU: Cássio Peiter, Augusto Weber, Walmor Diehl e Mauro Müller de Vale do Sol; Giovane Vielmo, Edenir Kluge, Leonel Kluge, Mário Raminelli de Ibarama; Alvaro Luettjohann de Candelária, Douglas Nietiedt de Cruzeiro do Sul; André Beuren, Vanderlei Reckziegel, Paulo Grassi e André Müller de Arroio do Meio; e Lauderson Holz, agrônomo do CAPA no Vale do Taquari, de Teutônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário