sexta-feira, 14 de agosto de 2009

COOPERATIVISMO - Ecovale comemora nove anos de atividade

Americanas visitam a Ecovale que é pioneira e única cooperativa ecológica


Batista Daniel Weber
O trabalho em grupo tem seu valor. A participação coletiva e familiar, a cooperação e a solidariedade são aspectos que devem ser valorizados no que se refere ao trabalho conjunto. Estes valores, que alicerçam a base do cooperativismo, foram e são referenciais para que a Cooperativa Regional de Agricultores Familiares Ecologistas – Ecovale tenha alcançado seus nove anos de atividade. Além disso, é importante salientar que esta cooperativa, tipicamente regional, valoriza e preza pelo cuidado com o ambiente em que vivemos.
A Cooperativa Regional de Agricultores Familiares Ecologistas (Ecovale) é um dos resultados mais concretos e visíveis do trabalho do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor – CAPA na região do Vale do Rio Pardo. É a organização dos próprios agricultores para responder aos desafios de colocar no mercado a produção dos seus associados. É dirigida e administrada pelos mesmos, oportunizando, à partir de vários pontos de comercialização, nos Vales do Taquari e Rio Pardo, a aquisição de produtos mais saudáveis pelos consumidores.
Segundo o engenheiro agrônomo do CAPA, Sighard Hermany, que assessora mais diretamente a cooperativa, a Ecovale tem como proposta principal a “busca por uma sociedade mais justa e participativa”. Para o técnico sua abrangência vai muito além da técnica de plantar. “A agroecologia, pregada pela Ecovale e pelo CAPA lembra questões como o associativismo, cooperativismo, o cuidado com a terra, enfim, a sintonia com a natureza”. É a oportunidade de muitos agricultores beneficiarem, através das agroindústrias, sua própria produção ecológica.
A agricultura familiar tem uma contribuição muito importante no que se refere ao desenvolvimento da região. “Para o fortalecimento da agricultura familiar são fundamentais a mudança do padrão tecnológico de produção para a agroecologia, a organização cooperativa, políticas públicas de apoio e a valorização dos seus produtos pelo consumidor”, destacou Hermany.

“Por trás desta iniciativa está uma proposta de sociedade mais justa,
saudável e solidária.”

Produção ecológica / orgânica: A Ecovale comercializa apenas produtos ecológicos / orgânicos oriundos da agricultura familiar. Desta forma, os agricultores associados têm o cuidado de obter sua produção com base nos princípios da agroecologia, que é um sinal de renovação e esperança para a agricultura familiar. Esta proposta rejeita o uso de agrotóxicos, adubos químicos sintéticos e sementes transgênicas, que prejudicam a saúde e o ambiente. Enfim, os agricultores são orientados a utilizar em suas propriedades materiais provenientes de recursos renováveis.
Com base neste sistema de produção são obtidos produtos mais saudáveis, nutritivos e que garantem a preservação da saúde de quem produz e quem consome, além de preservar o ambiente em que vivemos. Para completar, a agricultura familiar ecológica ajuda a manter os agricultores em suas propriedades – evitando o êxodo rural –, restaura a biodiversidade local e regional, colaborando com a redução do aquecimento global.

A Ecovale, fundada em 12 de agosto de 2000, surgiu como alternativa de produção e renda para os agricultores familiares ecologistas assessorados pelo CAPA. A organização das famílias em grupos, e dos grupos em cooperativa, melhora a produção, permite o beneficiamento de produtos e a comercialização conjunta. A Ecovale segue os princípios do cooperativismo e da agroecologia. É a primeira e única deste tipo na região onde atua. Aliás, ela congrega famílias de vários municípios, justamente com a idéia de ser regional.
A Ecovale conta com uma ampla diversidade de produtos entre os quais se destacam: hortifrutigranjeiros, arroz, erva-mate, mel, derivados da cana-de-açúcar, cereais, bolachas, sucos e conservas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário