CAPA E ECOVALE
Agricultura Familiar é destaque na Expointer
(Enviado por Batista Daniel Weber - assessor de comunicação do CAPA)
A oferta de aproximadamente 300 produtos diferentes, provenientes da agricultura familiar, revelam o tom da diversidade produtiva no estado do RS. A 11º Feira da Agricultura Familiar, que se realizada entre os dias 29 de agosto e 6 de setembro, durante a Expointer 2009, no Parque Assis Brasil em Esteio – RS, vislumbra alcançar a marca de R$ 1 milhão em venda de produtos ecológicos/orgânicos, coloniais de artesanato.
O pavilhão que abriga a Feira da Agricultura Familiar conta com a participação de 236 agroindústrias - conduzidas por famílias ou cooperativas -, distribuídas em 166 bancas. Estão representados no evento aproximadamente 7 mil famílias de agricultores familiares de todo o estado do RS, que ofertam erva-mate, sucos, bolachas, pães, cucas, embutidos, queijos, conservas, derivados de cana-de-açúcar e muitos outros.
Segundo o pronunciamento, feito na abertura oficial do evento, o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, 60% dos valores movimentados em toda a Expointer são voltados para a agricultura familiar. Para ele, “o trabalho desenvolvido pelos agricultores está sendo reconhecido e deverá receber cada vez mais atenção”, referindo-se que a agricultura familiar é responsável por 27% do PIB (Produto Interno Bruto) no estado do RS, projetando um crescimento de 16,8% para o ano de 2010.
Reconhecimento regional: Pensando em oferecer produtos ecológicos/ orgânicos, aumentar sua rede de contatos e divulgar e proposta cooperativa e agroecológica, a Cooperativa Regional de Agricultores Familiares Ecologistas – Ecovale e Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor – Capa estão participando do evento.
Além de comercializar os produtos ecológicos/orgânicos, produzidos pelos agricultores familiares dos Vales do Rio Pardo e Taquari, Capa e Ecovale, buscam disseminar uma proposta que visa a promoção da saúde de quem produz e quem consome, promovendo a biodiversidade e o cuidado com o ambiente em que vivemos.
O estande do Capa e Ecovale recebeu a visita de vários representantes políticos, da esfera nacional e estadual, além de representantes de entidades que representam a classe agricultora como Fetraf, Fetag e outras.
Debate: Ecovale e o Capa aproveitaram a oportunidade para apoiar e defender a proposta cooperativa perante à Secretaria da Fazenda e Assembléia Legislativa Estadual. Estava em debate o tratamento desigual recebido pelas pequenas cooperativas, questões de ICMS e do Fundopem, que tem o objetivo de apoiar investimentos em empreendimentos que visam ao desenvolvimento sócio-econômico no Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário