sábado, 10 de março de 2012

SALMO 80 - Reflexão sobre COMUNIDADE JOVEM - IGREJA VIVA

Versículo 7Faze com que prosperemos de novo, ó Deus Todo-Poderoso! Mostra-nos a tua misericórdia e seremos salvos.
Comentário: Quando oramos pedindo para prosperar de novo, isto significa que um dia já fomos prósperos e depois deixamos de ser? Em relação à presença de jovens nas comunidades, ouvimos muitas vezes a constatação "no meu tempo os jovens participavam mais". Quer dizer que tínhamos os jovens na comunidade e agora lamentamos ter perdido essa riqueza?

Versículo 8 -Trouxeste do Egito uma parreira, o povo de Israel; expulsaste os outros povos e plantaste essa parreira na terra deles.
Comentário: Como igreja no Brasil, temos origem na imigração europeia. Também aqui podemos dizer que Deus trouxe "essa parreira" e a plantou aqui. Também aqui outros povos precisaram sair para criar os assentamentos de imigrantes.

Versículo 9Preparaste o terreno para ela; as suas raízes entraram fundo na terra, e ela se espalhou por toda parte.
Comentário: Se repararmos nas dificuldades que as primeiras gerações de imigrantes tiveram e como hoje existem descendentes de imigrantes plenamente estabelecidos, também podemos confessar que Deus preparou o terreno e que as raízes entraram fundo.
Versículo 10Cobriu os montes com a sua sombra, e os seus galhos cresceram acima dos cedros gigantes.
Comentário: Nossas comunidades, em sua maioria, iniciaram com a chegada de imigrantes em São Leopoldo/RS e em Santa Leopoldina/ES e de lá se espalharam para o oeste e para o norte, cobrindo o território.
Versículo 11Ela estendeu os seus ramos até o Mar Mediterrâneo e até o rio Eufrates.
Comentário: Chegamos a Roraima, Fernando de Noronha e ao Paraguay.
Versículo 12Por que derrubaste as cercas que havia em volta dela? Agora quem passa pelo caminho pode roubar as suas uvas.
Comentário: Será que perdemos nossa identidade, nossos princípios e valores? Será que qualquer filosofia de vida parece melhor que a nossa? Qualquer programação atrai mais que as nossas? A longneck no posto de gasolina tem mais importância que os encontros na comunidade?

Versículo 13Os porcos do mato a pisam e a destroem, e os animais ferozes a devoram.
Comentário: Estamos numa briga desigual. Poderosas redes internacionais de tráfico disputam conosco nossos jovens. Poderosa onda de consumismo cobre o planeta e vira religião.
Versículo 14Volta para nós, ó Deus, Todo-Poderoso! Lá do céu olha para nós; vem e salva a tua parreira.
 Comentário: Precisamos abrir nossa perspectiva de salvação. Nossas comunidades precisam de salvação aqui neste lugar e neste tempo. Mas a salvação vem lá do céu, de alguém que se volta para nós. A salvação não vem das soluções que nós sabemos pensar dentro do cercadinho de nossas convicções construídas a partir de dentro de nossa cultura desgastada pelo tempo das gerações. Precisamos aprender a arte da abertura para Deus, a fim de que ele nos transforme em Comunidade Jovem - IGREJA VIVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário